4 erros mais comuns na gestão da empregada doméstica

por | 09/09/17 | 13º Salário | 14 Comentários

 esocial

A sua empregada já está registrada no eSocial?

 

Selecionamos os 4 erros mais comuns na gestão da empregada doméstica, desde a contratação até a concessão de Férias e o pagamento de 13º salário.

1 – Não assinar a carteira no início do trabalho:

Em uma nova contratação surgem diversas dúvidas e muitos empregadores iniciam a relação de trabalho sem assinar a carteira, assumindo muitos riscos trabalhistas… Inicialmente estabeleça a jornada de trabalho (dias e horários) e o salário, que não pode ser inferior ao salário mínimo praticado na sua região, a não ser em caso de jornada parcial. Entenda como funciona o contrato de experiência, preencha a Carteira de Trabalho e assine. Clique aqui e confira os primeiros passos para registrar sua empregada doméstica.   cta_02

2 – Não emitir recibos e assinar mensalmente:

Emitir os recibos mensais e colher a assinatura da sua empregada é fundamental, esse é o seu comprovante do cumprimento das obrigações trabalhistas.  Emita seus recibos mensalmente pelo NOLAR. Guarde os recibos, datados e assinados pela empregada doméstica, por pelo menos 5 anos.

3 – Não pagar a guia DAE mensal e se perder em guias atrasadas:

A Guia DAE – Documento de Arrecadação do eSocial – deve ser paga todo dia 07 do mês posterior ao período trabalhado, por ex: Guia DAE referente a competência de julho/17 – vencimento no dia 07 de agosto/17. A Guia DAE contempla todos os tributos obrigatórios: FGTS, FGTS – Reserva Indenizatória da perda de emprego, Seguro contra acidente de trabalho, INSS devido pelo empregador, INSS devido pelo trabalhador, Imposto de Renda Pessoa Física. Clique aqui e entenda os valores da Guia DAE. Para ver como acertar Guias DAE em atraso, clique aqui.

4 – Não conceder férias e pagar o 13º salário em dia:

São muitas regras relacionadas a concessão de férias e ao 13º salário que acabam gerando dúvidas e pagamentos errados.

Férias:

O que é período aquisitivo, abono pecuniário e o que deve ser descontado ou acrescido no cálculo das férias. Clique aqui e descubra como e quando pagar corretamente as férias para sua empregada doméstica.

13º salário:

Quando o final do ano se aproxima as dúvidas são quase sempre sobre o 13º salário. Muitos empregadores, por falta de informação, acabam cometendo erros e deixando pagamentos em aberto. Quem tem direito, qual prazo para pagamento e quais são os valores corretos do 13º salário…. Confira as 9 principais dúvidas sobre o 13º salário de empregada doméstica. Como pagar a DAE do eSocial referente ao 13 salário. Gere os recibos e a Guia DAE do 13º salário pelo NOLAR.  

Ficou com alguma dúvida na gestão da empregada doméstica? Deixe seu comentário abaixo, responderemos todas as dúvidas. Conhece alguém que pode precisar dessa informação? Clique nos botões abaixo e compartilhe com seus amigos.

14 Comentários

  1. Gostaria de saber como se faz o cálculo do custo mensal de uma empregada doméstica. Considerando todos os encargos, férias e 13º salário. Obrigada!

    Responder
  2. Comentários (Instruções ) muito úteis e ótimas . Parabéns !…

    Responder
  3. São de grande valor as informações contidas nestas matérias, sempre atualizadas e dentro da legislação trabalhista, formidável, mas tenho uma dúvida, como podemos consultar as guias pagas e pendentes do DAE do e-social dos domésticos?

    Responder
  4. Gosto muito de ler todas as dicas do NOLAR. Até hoje tenho feito tudo certo, mesmo antes da PEC. Mas acho que a DAE veio pra complicar a vida do empregador. Não é simples, já mudou bastante nesses dois anos e nem sempre seria necessário todos os recursos que o site oferece. Se empregador precisar de contador ou de outro auxílio pago, é mais um gasto que o empregador não pode assumir, preferindo desfazer contratos trabalhistas!

    Responder
  5. Falta esclarecer o que fazer quando o empregado tem afastamento médico.
    Por exemplo, ficou sem trabalhar 8 dias devido a problema de saúde devidamente comprovado: isto reflete nas férias?

    Responder
    • Olá Hildebrando,

      Não, nas férias são aplicados somente as faltas injustificadas.

      Responder
  6. MATERIAS SUFICIENTEMENTE ESCLARECEDORAS PARA ATITUDES CORRETAS DOS PATRÕES

    Responder
  7. Muito bom o trabalho da NOLAR ! sempre me pauto no que se preconiza.!! Quanto ao item 3 a Guia DAE não deve ser paga no dia 7 de cada mes e sim até o dia 7 pois se por acaso o referido dia cair em sábado, domingo ou feriado PENSA-SE que pode se pagar no próximo dia útil e não é o caso !!

    Responder
  8. Ainda tenho dúvidas sobre o registro de ponto ideal para empregada doméstica. Conheço pessoas que adquiriram relógio de ponto com cartão específico, para isso.

    Responder
    • Olá Antonio,

      O registro das horas trabalhadas é obrigatório, seja por meio magnético e/ou eletrônico.

      Pelo NOLAR é importante lançar as horas e assinar mensalmente.

      Responder
  9. Eu não tenho emitido os recibos mensais porque minha empregada não sabe ler. Existe alguma alternativa para esse caso?

    Responder
    • Olá Carla,

      A emissão dos recibos de pagamento é obrigatório e nesse caso o empregado deve assinar com a impressão digital do mesmo dedo utilizado para assinar a carteira de identidade civil.

      Responder
  10. As matérias publicadas são excelentes e esclarecedoras para os profissionais que atuam na área contábil, como também os empregadores de certa forma ficam atualizados quanto às obrigações com a legislação e seu cumprimento.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *