Veja como verificar as guias do eSocial que já foram pagas!

nolar_guias_eSocial

 

Não há dúvidas da importância das Guias do eSocial, tendo em vista a sua obrigatoriedade desde outubro de 2015 e por conter todos os tributos relacionados ao empregado doméstico em documento único. Por este motivo, é preciso estar por dentro de todas as guias, pagá-las e manter um controle efetivo para evitar problemas.

Para simplificar esse processo, o governo lançou uma nova funcionalidade com o intuito de garantir uma melhor gestão e possibilitar a conferência das guias pagas, considerando que, em muitos casos, o empregador não consegue identificar quais guias foram quitadas e quais estão em aberto, fazendo com que essa falta de controle gere multas e processos indesejados.

Quer entender melhor como realizar essa consulta de forma efetiva? Então, continue a sua leitura!

Qual é a importância do pagamento das guias do eSocial?

A guia do eSocial, conhecida como DAE, é exigida nos processos que abrangem os direitos trabalhistas do empregado doméstico no momento de sua demissão. Por exemplo, na hora de sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), considerando que podem haver casos em que o sistema não identifique o pagamento de algum dos documentos.

Além disso, o pagamento adequado pode reduzir os riscos de eventuais problemas, por exemplo, aplicação de multas e juros por atrasos, que correspondem a valores mais elevados do que a quantia empregada para quitar as guias. Então, o ideal é ficar sempre em dia para evitar complicações que podem gerar prejuízos significativos ao empregador.

Como era possível verificar o pagamento das guias do eSocial antes da nova funcionalidade?

Antes da implementação da nova funcionalidade disponibilizada no eSocial, o empregador doméstico poderia consultar a situação dos DAE pagos por meio da página do e-CAC no portal da Receita Federal, seguindo as seguintes orientações:

  • entrar na página de acesso;
  • gerar o código de acesso;
  • clicar na aba “Pagamentos e Parcelamentos”;
  • clicar em “Consulta Comprovante de Pagamento” DARF, DAS, DAE e DJE;
  • selecionar DAE na aba “Tipo de Documento” e o período de arrecadação;
  • ao realizar a seleção aparece a relação de todas as guias;
  • abrir cada DAE, onde aparecerá o detalhamento de cada um dos pagamentos. Caso deseja, também é possível imprimir a relação dos documentos selecionados.

É importante ressaltar que esse processo ainda pode ser realizado, tornando uma alternativa a mais para o empregador.

Para mais detalhes de como acessar o e-CAC, clique aqui.

Qual a finalidade da nova funcionalidade?

Como mostrado acima, antigamente a consulta era realizada por meio do e-CAC no portal da Receita Federal. No entanto, o novo programa, agora, permite a conferência diretamente pelo site do eSocial.

A finalidade é gerar praticidade e agilidade para os empregadores domésticos por meio dessa nova funcionalidade, tendo em vista que, com ela, é possível consultar todas as guia DAE já quitadas em cada mês, o que simplifica a administração relativa ao cumprimento das obrigações impostas em lei.

Como é possível utilizar essa nova funcionalidade?

A consulta é realizada diretamente pelo eSocial. O passo a passo é o seguinte:

  • acesse o campo “Folha de Pagamentos”;
  • clique na opção “Guias Pagas”;
  • selecione o ano e verifique o status de cada mês.
consultar_guias_eSocial

como consultar guias no eSocial

A ferramenta também possibilita a consulta dos valores declarados de tributos e FGTS nos documentos já fechados, além do detalhamento de cada DAE paga. Caso haja alguma diferença a ser quitada em certos meses que sejam identificadas, é possível emitir as guias com esses valores de forma simples.

Agora que você entende melhor como emitir e conferir o pagamento referente à guia do eSocial, é necessário ter em mente que essa nova funcionalidade tem o intuito de apenas prestar uma informação, não tendo nenhum valor de certidão de regularidades fiscal. Então, é importante estar atento a esse assunto, cabe ao empregador se certificar que todos os valores informados na folha estão corretos.

Ainda não é cadastrado no NOLAR? Caso precise de ajuda para usar o e-Social, clique aqui e descubra como pode ser fácil fazer o cadastro e começar a usar.

 

Sua opinição é sempre muito importante:

Ficou com alguma dúvida sobre como verificar as guias do eSocial pagas? Deixe seu comentário abaixo, responderemos todas as dúvidas.

Conhece alguém que pode precisar dessa informação? Clique nos botões abaixo e compartilhe com seus amigos.

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado

top